No verão

Quatro balneários na Região Central estão impróprios para banho

João Pedro Lamas

"

Um relatório da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), divulgado na sexta-feira, apontou que quatro balneários em quatro cidades da Região Central estão impróprios para banho.

São eles: a Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul; Balneário Ernesto Alves, em Santiago; Balneário Passo do Verde, em Santa Maria; e Balneário Nova Palma, em Nova Palma.

Trilhas e cascatas da região são alternativas para fugir do calor

Os dados foram divulgados depois de contabilizados os resultados das últimas cinco amostragens, que validam a condição de balneabilidade, de acordo com resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As coletas do Projeto Balneabilidade iniciaram no final da segunda semana de novembro e serão colhidas 16 amostragens. Elas terminam em 4 de março. Serão monitorados 83 balneários do Rio Grande do Sul, em 43 municípios, durante o período.

As coletas de água são feitas semanalmente. O local para banho é considerado impróprio quando em 80% ou mais do conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas tiverem o máximo de mil coliformes fecais por cem mililitros. Além disso, outra referência é uma bactéria conhecida como Escherichia Coli. Caso houver 800 por cem mililitros, o local também é considerado impróprio para banho.

A partir de agora, a sinalização das bandeiras das guaritas de salva-vidas representará condições de balneabilidade. A bandeira preta indicará situações de perigo extremo, como tempestades e descargas elétricas, bem como águas contaminadas.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM abre seleção com 160 vagas de graduação em Silveira Martins

Próximo

Provas campeiras movimentam Santa Maria neste fim de semana

Geral